Laboratório de Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados

Sigla: 
LaITLeite
Função do Laboratório: 

O LaITLeite auxilia nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como na orientação dos profissionais solicitantes acerca da Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados. Desta forma, o laboratório atender a demanda de aulas práticas da disciplina MEV 157, prestar serviço especializado referente ao Controle de qualidade do Leite e Derivados e desenvolve pesquisas relacionadas a Inspeção, Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados.

A equipe do LaITLeite é composta também por:

  • Davino Alves dos Santos Neto
  • Jaqueline Araújo Freire de Alcântara
 
Principais Linhas de Pesquisa: 
  • Avaliação físico-química e microbiológica de leite e derivados
  • Inspeção, Ciência e Tecnologia de Leite e Derivado
  • proveitamento de subprodutos do processamento de alimentos na cadeia produtiva leiteira
Serviços de Extensão: 

O LaITLeite atende ao serviço de Inspeção e a produtores particulares na realização de análises físico-químicas e microbiológicas de leite e derivados. Ademais, oferece cursos de fabricação artesanal de iogurte, doce de leite e diversos tipos de queijos e bebidas lácteas e treinamento de acadêmicos e profissionais da área.

Contatos / E-mail: 
mevlableite@gmail.com; marioncosta@ufba.br
Descrição: 

O Laboratório de Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados – LaITLeite – da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenado pela professora Drª Marion Pereira da Costa, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizando análises físico-químicas e microbiológicas de leites e derivados de diferentes espécies. Ademias, o LaITLeite atende à comunidade externa atuando como elemento de suporte à indústria, a produtores de leite e órgão fiscalizadores que necessitem monitorar a qualidade do leite e derivados.