Museu Interativo de Anatomia Comparada - MIAC

HISTÓRICO:

Coordenadora:  Profª. Drª. Maria das Graças Farias Pinto

O MIAC – Museu Interativo de Anatomia Comparada está situado na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Farias Pinto, foi criado no primeiro semestre de 1998, com suas primeiras peças anatômicas montadas e abrigadas em um sala do EMEVZ-UFBA, cedida pelo diretor da época, aprimorado pela professora ao longo do seu trabalho, o acervo tem sido aumentado com ajuda dos alunos ao passar dos anos, com muito esforço em julho de 1998 em uma reunião plenária foi instituído oficialmente e aberto para a visitação pública até os dias atuais.

MISSÃO:

Formado por um acervo de peças anatômicas, muitas das quais preparadas por taxidermia, o MIAC tem como missão difundir o conhecimento acerca dos animais da fauna brasileira.

Associado a metodologia de ensino em anatomia veterinária, seu principal objetivo é atender escolas e instituições para complementar o ensino e permitir um primeiro contato deste com sua estrutura. Oferecendo a seus visitantes um mundo incrível de descobertas, ajuda a compreender os animais de uma forma totalmente nova, pois enfatiza o conhecimento de diversas espécies.

Atualmente o MIAC recebe visitas de diversos grupos que são recepcionados pelos acadêmicos, professores e palestrantes responsáveis em promover um roteiro variado de atividades.

ACERVO:

O MIAC conta com peças taxidermizadas da fauna brasileira, peças conservadas, esqueletos, animais formolizados como, cobras, peixes, abelhas, araras, iguanas, macacos, bicho-preguiça, cavalos, tucanos e outros com o intuito de demonstrar suas respectivas anatomias, habitats e interação com o meio que estão inseridos.

ACC – Atividade Curricular em Comunidade:

Semestralmente o MIAC conta com o seu ACC composto por alunos de diversos cursos, formando uma equipe multidisciplinar que vem desenvolvendo um trabalho de visitação em escolas, levando conhecimento, utilizando-se das peças do museu no intuito de criar um contato entre os animais (nativos e silvestres) com os alunos, expondo a importância a respeito dos cuidados que devemos ter com o meio para diminuir nossas ações prejudiciais.

VISITAÇÃO:

Visitas agendadas mediante contato com o EMEVZ-UFBA.
Entrada: Gratuita