- Início
- Instituição
- Histórico
- Administração
- Centro de Apoio à Graduação - CEAG
- Laboratórios
- Núcleo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - NAEPEX
- Centro de Desenvolvimento da Pecuária - CDP
- Fazendas Experimentais
- Ambulatório de Animais Silvestres e Exóticos
- Museu Interativo de Anatomia Comparada - MIAC
- Centro de Informática
- Documentos/Legislações
- Comissão de Ética no Uso de Animais
- Graduação
- Hospital
- Pós-Graduação
- Comunidade
- Multimídia
- Contato
03 de outubro de 2023 Comemora-se o centenário do professor Hans Merkt – O Alemão que mudou o ensino da medicina veterinária no Brasil
Completando 65 anos, o Convênio Brasil/Alemanha celebrado em 1958 é considerado o grande divisor de águas para a Medicina Veterinária no Brasil e tem o Professor Hans Merkt um dos pioneiros. Professor Merkt não trouxe apenas o conhecimento. Ele transformou, no Brasil, a forma de pensar, de ensinar e de aprender a Ciência chamada Medicina Veterinária.
Entre os primeiros desbravadores desta parceria, da parte alemã, junto com o magnífico Professor Wilhelm Brass chega ao Brasil o grandioso Professor Hans Merkt, que anos depois se torna Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia - título conferido nos anos 1999 pelo Conselho Universitário da UFBA.
Professor Hans Merkt nasceu na Alemanha, na cidade de Koblens, em 03 de outubro de 1923, concluiu o Curso em Medicina Veterinária pela Escola de Hannover em 1948, instituição da qual se tornou professor e Livre Docente em 1958. Neste mesmo ano fora licenciado pela Escola de Medicina Veterinária de Hannover para exercer atividade docente por um período de um ano, renovado por mais dois anos, na então Faculdade de Agronomia e Veterinária da UFRS, em Porto Alegre, tendo como grande protagonista o professor Edgardo José Trein. É plantada aí a semente da transformação da Medicina Veterinária no Brasil e o seu ensino, que passa a adotar o modelo Hannover de ensino, onde a prática com relação homem/animal, se torna elemento basilar do ensino. Da semente plantada em 1958 na UFRS, brotaram para outras cinco universidades brasileiras, parte do convênio Brasil/Alemanha, sendo elas UFSM, UFRPE, UFBA, USP e a UFPA. Chega ao Brasil, com menos de 3 décadas de experiência no ensino da Medicina Veterinária, a Experiência da Escola de Medicina Veterinária de Hannover fundada em 1778, trazendo toda a Ciência e Arte lapidada na Escola, naquela época já com 180 anos de história.
Na então recém-criada Escola de Medicina Veterinária da UFBA (ainda não havia sido criado o curso de Zootecnia), da parte alemã estiveram com forte atuação os Professores Hans-Heinrich Fieldler, Wilhelm Brass, Karl Fritz Weize, Manfred Soye, Gunter Assumus, Wolfgang Drommer e Wilfried Markus. Um banho de ciência foi fomentado através da permanência e passagem destes professores pela EMEV-UFBA, durante antes, consolidando setores e o ensino em diferentes áreas. Da parte Brasileira em Hannover, ilustres referências da nossa hoje EMEVZ estiveram desenvolvendo seus conhecimentos e habilidades entre eles os que fizeram Doutorado na Escola Superior de Hannover - TiHo – os Professores Aroldo Cedraz de Oliveira, Luciano José Costa Figueiredo, Rosilda Menezes de Souza, Alberto Lopes Gusmão, José Carlos de Andrade Moura, Maria José Moreira Batatinha, além dos que por lá passaram para cursos e especialização como os professores Geraldo César Torres, Franscisco Salles de Almeida, José Antônio Tourinho Costa, Armando Pedreira das Neves, José Resende, Joselito Nunes Costa e Marcos Chalhoub Coelho Lima. Com o retorno destes professores baianos a EMEV-FBA foi contemplada com uma nova experiência de ensino, pesquisa e extensão em diferentes áreas.
Em 1998 a EMEV-UFBA em conjunto com a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária - SBMV, comemora os 40 anos de Intercâmbio Científico entre a Alemanha e o Brasil, quando então foi outorgado ao Prof. Hans Merkt a Ordem do Mérito da Medicina Veterinária Brasileira no Grau da Grã-Cruz, título concedido pelas mãos do Presidente da SBMV – Dr. Josélio de Andrade Moura.
Em 1999 o Conselho Universitário da UFBA em sessão do dia 17 de dezembro de 1999 aprova a concessão do título de Doutor honoris causa desta Universidade ao Prof Dr. Hans Merkt, pleiteado pela Congregação da Escola de Medicina Veterinária. A outorga aconteceu em 31 de agosto de 2000 no Palácio da Reitoria da UFBA (cujo vídeo com discurso está no carrocel aqui do IG). No mesmo dia, na Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária, os Professores Hans Merkt e Wilheml Brass tomam posse como Membros e Sócios Honorários da Academia Baiana de Medicina Veterinária e Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia.
Em 1992, na vanguarda brasileira, os professores Hans Merkt, Karl Weitze e José Carlos de Andrade Moura conceberam um projeto de educação continuada em forma de curso de extensão: Diagnóstico por ultrassonografia na Reprodução Bovina e Equina”, que tinha como público-alvo estudantes da EMEV-UFBA e médicos-veterinários do estado da Bahia. Vale ressaltar, curso este ainda realizado que já formou milhares de alunos por todo o Brasil, ministrado pelo inestimável docente aposentado da EMEVZ, Prof. Dr. José Carlos de Andrade Moura, autor do livro “A ultrassonografia na Reprodução Equina” de 1994, primeiro livro no Brasil sobre o tema.
O atual Diretor da EMEVZ-UFBA - Professor Rodrigo Bittencourt resume a passagem do Professor Merkt da seguinte forma: “No seu discurso na Reitoria da UFBA em 2000, na sessão solene em que recebeu a outorga do título de Doutor Honoris Causa, o Professor Hans finaliza dizendo: O Brasil: Ame-o ou Deixe-o. Eu o amo. De fato, o Professor Merkt seguiu amando o Brasil até os seus últimos dias e foi responsável pela revolução do ensino da Medicina Veterinária do nosso estado e do Brasil. Por isso a importância de reforçarmos o seu legado, pois através dele, materializa-se, a cada dia, na mente dos nossos jovens, a sua importância e à dos nossos grandes Professores e o poder transformador do ensino de excelência. Gostaria muito de saudar o Centenário do professor Hans Merkt, estendendo nossa administração e respeito àqueles mestres, aposentados ou na ativa, que fizeram brotar grandes lavouras de conhecimento aqui na EMEVZ, do legado do Grande professor Hans Mertk: os professores Aroldo Cedraz, Luciano Figueiredo, Rosilda de Souza, Alberto Gusmão, José Carlos de Andrade Moura e Maria José Batatinha. Através dos quais, em nome da EMEVZ, agradecemos a todos os docentes que a cada dia transformam a vida dos nossos alunos, com conhecimento, sabedoria, ética e amor à profissão. Viva ao Prof. Hans, Viva a Hannover, Viva a EMEVZ!”
Fonte: "60 Anos da Cooperação entre Brasil - Alemanha em Medicina Veterinária 1958 / 2018". Livro (em PDF) disponível no site da ABAME.