Fazenda Experimental de São Gonçalo dos Campos

A Fazenda Experimental de São Gonçalo dos Campos (FESGC) tem uma área total de 100 hectares. Localizada no distrito de Sergi Mercê, município de São Gonçalo dos Campos, no Recôncavo Baiano, a 110 Km de Salvador. A seção de uso desta fazenda foi dada à Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelo Ministério das Comunicações em 2003. A FESGC abriga um rebanho leiteiro permanente, mas tem com principal objetivo apoiar as atividades de pesquisa em produção de ruminantes, matendo em sua área rebanhos intermitentes de acordo com os projetos em andamento.

 

 

 
Coordenação:
 
Contato / Localização: ( Veja localização: link google map )
 
Tel.: (75) 3246-6012

 

A FESG é composta pelos seguintes setores:

 

  • Bovinocultura de Leite – conta com 44 hectares de pastagens (capim Tanzânia, capim Massai e Braquiária Piatã), com rebanho aproximado de 40 matrizes de vacas mestiças (Gir/Holandes/Girolando/Jersey), em sistema de pastejo rotacionado. O setor ainda possui instalações como sala de ordenha, com tanque de expansão para armazenamento de leite e almoxarifado para o armazenamento de medicamentos e rações.
  • Bovinocultura de Corte – confinamento experimental coberto com 40 baias individuais para manejo de bovinos e bubalinos destinado a dar suporte às pesquisas sobre desempenho animal, fisiologia e nutrição animal.
  • Caprinocultura/Ovinocultura de Corte – compreende dois apriscos experimentais (com piso suspenso), com 48 baias individuais em cada instalação, além de área coberta para aula prática e apoio à pesquisa sobre desempenho animal, fisiologia e nutrição animal.
  • Ovinocultura – área com 10 hectares de capim Massai, dividia em piquetes de 1 hectare, em sistema de manejo de pasto rotacionado, além de um apriscos para alojamento noturno dos animais com 160 m2, provido de oito piquetes com 100 m2 para manejo dos animais.
  • Piscicultura – estrutura composta por 10 tanques com capacidade de 10 mil litros, além de tanque-reservatório de água com capacidade de 20 mil litros.
  • Compostagem e Vermicompostagem – o setor conta com dois galpões de 70 m2, contendo dois canteiros de compostagem/vermicompostagem de 9×1m em cada instalação.
  • Mecanização Agropecuária – setor destinado às aulas práticas de Mecanização Agropecuária e Geotecnologia.
  • Fábrica de rações – destinada à produção de rações para todos os setores da fazenda.
  • Laboratório de Nutrição Animal – local de suporte para as aulas práticas e pesquisas dos cursos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia.
  • Laboratório de Forragicultura e Campo Agrostológico – local de suporte para as aulas práticas e pesquisas dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia/EMEVZ. Dispõe de canteiros com os mais variados cultivares das gramíneas e leguminosas mais utilizadas na região do Recôncavo Baiano.
  • Área para produção de Volumosos – com aproximadamente 12 hectares destinados à produção de silagens (milho e sorgo) e palma forrageira, para utilização na alimentação animal no período estiagem.