- Início
- Instituição
- Histórico
- Administração
- Centro de Apoio à Graduação - CEAG
- Laboratórios
- Núcleo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - NAEPEX
- Centro de Desenvolvimento da Pecuária - CDP
- Fazendas Experimentais
- Ambulatório de Animais Silvestres e Exóticos
- Museu Interativo de Anatomia Comparada - MIAC
- Centro de Informática
- Documentos/Legislações
- Comissão de Ética no Uso de Animais
- Graduação
- Hospital
- Pós-Graduação
- Comunidade
- Multimídia
- Contato
Fazenda Experimental de Entre Rios
Inicialmente denominada Fazenda Regional de Criação de Entre Rios, a Fazenda Experimental de Entre Rios (FEER) é um imóvel cedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) à Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos termos do Contrato de Comodato celebrado em 01 de outubro de 1987. Está localizada no município de Entre Rios, a 140 Km de Salvador e conta com uma área de 360 hectares.
Coordenação:
- Coordenador: Prof. Ms. Ricardo Diniz Guerra e Silva
- Vice-coordenador: Prof. Dr. José Esler de Freitas Júnior
Contato / Localização: ( Veja localização: link google map )
E-mail: ricardo.guerra@ufba.br; jose.esler@ufba.br
Tel.: (75) 98643-3084
A FEER é composta pelos seguintes setores:
- Bovinocultura de Leite – rebanho com 70 cabeças de vacas mestiças (Gir/Holandes/Girolando/Jersey), em sistema de pastejo contínuo. O setor ainda possui instalações como sala de ordenha, com tanque de expansão para armazenamento de leite e almoxarifado (armazenamento de medicamentos e rações)
- Bubalinocultura de Corte/Leite – rebanho com 45 matrizes das raças Murah e Mediterrânea. Este setor está em pleno desenvolvimento, buscando-se aumentar o rebanho para a realização de futuras pesquisas relacionadas a produção de leite e carne.
- Caprinocultura de Leite– compreende um rebanho de 45 cabras e reprodutores de diferentes raças, em sistema semi-intensivo e intensivo. O setor ainda conta com aprisco experimental suspenso com monitoramento por imagem para avaliação comportamental dos animais.
- Ovinocultura – compreende um rebanho de 60 matrizes da raça Santa Inês e reprodutores das raças Santa Inês e Dorper, sistema de pastejo contínuo. O setor ainda conta com 1 aprisco de piso suspenso para alojamento noturno dos animais.
- Bovinocultura de Corte – projeto com 15 matrizes da raça Nelore, em sistema de pastejo. Este setor está em pleno desenvolvimento, buscando-se aumentar o rebanho para a realização de futuras pesquisas relacionadas a produção de matrizes e tourinhos.
- Apicultura – atualmente o setor conta com 25 caixas/colmeias em produção de mel. Entretanto, o setor esta sendo ampliado, objetivando-se elevar o número de colmeias para 50.
- Equideocultura – o setor conta com um rebanho composto por 10 matrizes equinas (mestiças/campolina) e 16 asininas (pega registradas) que fazem parte de projetos de ensino, pesquisa e extensão, além da utilização no manejo do rebanho de ruminantes da Fazenda.
- Avicultura – programa de produção de ovos de galinha caipira com aproximadamente 350 aves poedeiras da raça Highline Brown.
Galerias de Fotos: