Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA

A Comissão de Experimentação e Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi criada com a finalidade de avaliar, do ponto de vista ético e legal, as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas com animais vertebrados, fazendo cumprir o disposto na lei aplicável à criação e/ou utilização de animais para ensino e pesquisa bem como o seu Regimento.

É dever primordial da CEUA-UFBA a defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão do elevado padrão ético e acadêmico. Para tanto, os projetos e planos de aula serão encaminhados a um relator, que elaborará um parecer consubstanciado quanto à adequação aos princípios bioéticos e diretrizes legais para a utilização de animais em pesquisa e ensino. Este parecer será apreciado e discutido em reunião da plenária da Comissão, que emitirá o parecer final.
Esta Comissão constitui-se de membros titulares, incluindo: médicos veterinários, zootecnistas, biólogos e representante da sociedade protetora de animais legalmente estabelecidas no país e entende-se por utilização amanipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.
A CEUA não tem por princípio a inibição do uso de animais, mas promover o uso racional deste recurso, buscando sempre o refinamento de técnicas e a substituição de modelos, que permitam a redução no uso de animais. A finalidade desta conduta é promover a constante melhora na eficiência do uso de animais pela nossa universidade  e, contando ainda, com o apoio de todos em prol da ética messes procedimentos.

Documentos obrigatórios para solicitação de NOVA AUTORIZAÇÃO para uso de animais
em ensino e/ou pesquisa:

* A autorização da CEUA para o uso de animais em Ensino e/ou Pesquisa tem validade de 2 anos

Documentos obrigatórios para solicitação de RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO para uso

de animais em ensino e/ou pesquisa:

Programação Reuniões CEUA 2019.2

• 10/09 - Terça-feira 09:00 - Sala congregação EMEVZ
  • 07/10 - Segunda-feira 09:00 – Auditório EMEVZ
  • 07/11 - Quinta-feira 09:00 - Sala congregação EMEVZ
  • 04/12 - Quarta-feira 09:00 - Sala congregação EMEVZ

Membros CEUA (Portaria n° 022/2019)

Coordenador da CEUA: Prof. Dr. Claudio de Oliveira Romão (Biólogo - DZOO)