Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA

AVISO URGENTE!

Informamos que diante da situação de saúde pública global e recomendações de isolamento social, estamos realizando as reuniões da Comissão de forma remota. Assim, informamos aos pesquisadores que os novos projetos deverão ser enviados exclusivamente por e-mail.

Contamos com a compreensão de todos.

Divulgamos abaixo os pareceres da última reunião realizada em 25/09/2020

Processos Aprovados:

• 32/2020
  • 33/2020
  • 56/2018 - Renovação de protocolo

Diligência:

• 23/2020
  • 30/2020

Retirado de pauta:

• 31/2020

Próxima reunião:30/10/2020

IMPORTANTE: Os projetos que serão avaliados na próxima reunião devem ser enviados até 16/10/2020.

Mantenham-se atualizados pelo nosso site!

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, foi criada com a finalidade de avaliar, do ponto de vista ético e legal, as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas com animais vertebrados, fazendo cumprir o disposto na lei aplicável à criação e/ou utilização de animais para ensino e pesquisa como definido no seu Regimento Interno

É dever primordial da CEUA-EMEVZ a defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão e do seu elevado padrão ético e acadêmico. Para tanto, os projetos e planos de aula serão encaminhados a um relator, que elaborará um parecer consubstanciado quanto à adequação aos princípios bioéticos e diretrizes legais para a utilização de animais em pesquisa e ensino. Este parecer será apreciado e discutido em reunião da plenária da Comissão, que emitirá o parecer final.

Esta Comissão constitui-se de membros titulares, incluindo: médicos veterinários, zootecnistas, biólogos e representante da sociedade protetora de animais legalmente estabelecidas no país e entende-se por utilização, manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.

A CEUA não tem por princípio a inibição do uso de animais, mas promover o uso racional deste recurso, buscando sempre o refinamento de técnicas e a substituição de modelos, que permitam a redução no uso de animais. A finalidade desta conduta é promover a constante melhora na eficiência do uso de animais pela nossa universidade e, contando ainda, com o apoio de todos em prol da ética nesses procedimentos.

Documentos obrigatórios para solicitação de NOVA AUTORIZAÇÃO para uso de animais em ensino e/ou pesquisa:

• Formulário Unificado (clique aqui) para solicitação de autorização para uso de animais em ensino e/ou pesquisa
  • Projeto: de pesquisa, de extensão ou de aula - O projeto tem que estar condizente com os experimentos/procedimentos apresentados no formulário unificado
  • Modelo carta de encaminhamento do projeto (clique aqui)

E-mail para envio das solicitações: ceua.emevz@ufba.br

* A autorização da CEUA para o uso de animais em Ensino e/ou Pesquisa tem validade de 2 anos

Documentos obrigatórios para solicitação de RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO para uso de animais em ensino e/ou pesquisa:
  • Modelo Carta de solicitação de renovação de Protocolo (Clique aqui)

Programação Reuniões CEUA 2020.1

• A próxima reunião: 30/10/2020

Membros CEUA

Coordenador da CEUA: Prof. Lúcio Leopoldo Aragão da Silva