Nota de falecimento Profª. Drª. Maria Helena Silva

Dia triste para a Medicina Veterinária Baiana e para a EMEVZ.

Com tristeza, anunciamos o falecimento da estimada Professora aposentada da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (EMEVZ-UFBA) - Profa. Dra. Maria Helena Silva.

Natural de Feira de Santana, nascida em 04 de julho de 1946, fruto precioso do casamento  do Sr. Inocêncio e Sra. Ambrosina, seus pais.

Dra. Maria Helena era graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2009).

Foi professora da EMEVZ de 1984 a 2014, trinta anos de abnegação ao magistério superior, liderando os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão no Laboratório de Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados.

Sempre sedenta por novos conhecimentos licenciou-se da UFBA para realizar o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil, defendendo a dissertação em “Efeito do Resfriamento e Estocagem sobre alguns grupos de Microrganismos e Propriedades Físico-Químicas do Leite”, obtendo o título de Mestre em 1990, sob orientação do ilustre Prof. Adão José Rezende Pinheiro. Inquieta por informações mais profundas e respostas sobre os parâmetros físico-químicos do leite, ingressou no Doutorado de Química da Universidade Federal da Bahia, UFBA e em 2009 defendeu a tese intitulada “Avaliação dos parâmetros físico-químicos e composição mineral do leite bovino na cadeia produtiva do Estado da Bahia” sob orientação da Profa Vera Lúcia Cancio Souza Santos. Liderou pesquisas inovadoras como as relacionadas ao Isolamento e caracterização de bactérias láticas, visando a sua utilização como culturas starters na elaboração de lácteos fermentados. Atuou também de forma importante no Cooperativismo e Associativismo no estado.

Experiência e conhecimento elevados, somados à sua bondade, gentileza, amor ao trabalho e ao próximo, faziam da professora Maria Helena uma grande referência no estado, sendo amplamente lembrada e reverenciada em todos os setores da Cadeia produtiva do leite.

Nos últimos anos se dedicava à Consultoria, era Instrutora do SENAR e atuava como Coordenadora do Curso de Gastronomia do Centro de Universitário Anisio Teixeira (UNIFAT).

Com a sua partida, fica a saudade e o seu importante legado, perpetuado através dos conhecimentos transferidos ao longo de décadas ao seus alunos, produtores e empresas da agroindústria baiana!

O Diretor da Escola - Prof.Rodrigo Bittencourt, em nome da Comunidade EMEVZ-UFBA, através desta nota, expressa seu mais sinceros sentimentos de gratidão, pelas inúmeras contribuições prestadas e deseja força aos amigos e familiares, neste difícil momento da despedida.

Nossa eterna professora, Descanse em paz!